Num antigo comercial de uma escola de Inglês eles perguntavam à algumas pessoas o que elas farão quando forem fluente. E as respostas variavam muito.
Mas, afinal o que é ser fluente? Como se chega a fluência? E quais são os níveis de fluência? Mas, porque algumas pessoas são fluentes e outras proficientes? Qual a diferença? De acordo como o CEFR - Common European Framework of Reference os níveis de fluência são determinados da seguinte forma:
A0 - Literalmente, essa pessoa tem o minimo do minimo de conhecimento de Inglês. Essa pessoa reconhece algumas palavras e sons que são comuns e popular entre todas as pessoas no mundo, tal como:
Hotdog, Blue, Green, Dog, Cat, Good morning, night, Apple, etc..Neste nível a comunicação é através de palavras únicas e não é possível formar frases.
A1 Beginner - Neste nível a pessoa tem conhecimento básico, ela conseguirá lidar com expressões simples, sendo capaz de descrever sua rotina com frases simples. Tal como: I watch TV, She cooks spaghetti, My coffee is delicious, It’s 9 o’clock, He is my friend, etc....
A2 Pre-Intermediate - Neste nível já é possível ter uma conversação básica. Tal como: Falar sobre rotinas, expressar sentimentos, fazer perguntas simples, entender partes de uma conversação, reconhecer palavras ou pequenas frases em áudio.
B1 Intermediate - Neste nível já é possível entender os pontos principais e mais comuns em situações familiares, trabalho e escola.
Consegue descrever informações com mais clareza, por exemplo, consegue descrever detalhes de suas últimas férias. Consegue descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições e brevemente consegue opinar sobre situações de trabalho e pessoais.
B2 Independent User - Neste nível temos um divisor de águas. Pois, quando você atinge este nível num País como o Brasil em que 95 % da população está entre A0, A1 e A2. Para muitas pessoas e empresas você atingiu a fluência máxima.
Contudo, se formos pensar no mercado internacional você tem um bom nível de comunicação. Já está apto à preparação das Certificações “FCE, IELTS e TOEFL” e pode conseguir trabalhar em funções operacionais, como: Atendente, Assistente, Auxiliar, Entregador, Mecânico, Soldador, etc...
Neste nível você já consegue entender:
Ideias concretas e abstratas, Textos mais complexos, discussões técnicas.
Já consegue se comunicar bem e interagir com nativos quase que naturalmente.
Já consegue ser mais claro e específico sobre o que pensa, sente, consegue detalhar informações mais técnicas.
Consegue ler textos mais detalhados, e discutir as vantagens e desvantagens de várias situações.
C1 - Advanced Level - Este já um nível diferenciado. Acredito que menos de 2% dos brasileiros atingiram este nível.
Neste nível o aluno consegue se comunicar de forma espontânea e natural sem procurar por expressões. Pode se comunicar de forma flexível e efetivamente em situações sociais, profissionais e acadêmicas. Consegue utilizar a língua de maneira bem estruturada, detalhadamente e demonstra controle do uso de estruturas, conectores e coesão.
C2 - Proficient User - Neste nível temos o que chamamos de “Native-like”, ou seja, quem chega neste nível é facilmente confundido com um nativo.
Neste nível a comunicação é total e sem barreira, as frases saem naturalmente. O uso de estruturas é natural e não há mais confusões, falta de vocabulário ou insegurança.
Neste nível, o aluno pode se candidatar a um mestrado ou exercer atividades que são mais complexas tais como: Advogado, Médico, Engenheiro, etc... Uma pessoa neste nível tem controle total da língua seja numa conversa informal ou formal.
Comments